segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Resposta seguda de gambozinos

Epá, JP! Perguntas difíceis.
Alguns saberão que tenho família em Montargil e Ponte de Sôr. Daí que de vez em quando, sempre que tenha um minutinho extra, aquando de uma dessas visitas dê um pulinho ao ABS.
Só para ver o sítio, para me sentar no baloiço, olhar para a laranjeira do parque e ver se há lá alguma coisa, mesmo que verde e azeda.
Sítios favoritos são complicados de escolher, mas lembro-me sempre do parque e dos arcos do mesmo. Muito do tempo livre nos ABS foi passado ali, sentado ou nos baloiços ou no escorrega, ou ainda nos arcos.
Mudando de assunto. Os gambuzinos serão uma das brincadeiras mais antigas do ABS. Lembro-me de me tentarem convencer ir aos gambuzinos ainda criança, e eu fui, mesmo sabendo (como bom alentejano e filho de alguém que também foi ao ABS) o que eram os ditos cujos.
Lembro-me de um ABS Crianças em que pela noite adentro os monitores (eu incluído) escolhemos alguns dos campistas mais velhinhos para irem aos gambuzinos.
Estou a ver o Dani, por mais de uma hora e meia, no espaço em frente do portão principal, de saco na mão a dizer: Gambuzinósaco, gambuzinósaco.
E nós a rir, despreocupadamente, como despreocupadamente atirávamos pedras, no meio da escuridão, para perto dele. "Estão aqui uns, dizia ele".
Até que uma pedra caiu mais perto dele e ele viu o que era claramente.
E vocês? Foram alguma vez aos gambuzinos?

Sem comentários: